Resenha e Promoção de "Cântico de Natal"

sábado, 10 de dezembro de 2011

Os historiadores de literatura consideram Charles Dickens uma figura proeminente no romance inglês do século XIX, chegando mesmo alguns a apontá-lo como o maior romancista que a Inglaterra já produziu. Sua obra, impregnada de mistério, é aparentada com o romance gótico e constitui um vasto painel melodramático da Londres industrial de 1830-1850. Entre romances e contos, Dickens escreveu várias obras-primas. Sua postura essencialmente sentimental expressou-se com muita nnitidez em seus contos de Natal. Cântico de Natal (1843) é quase um conto de fadas, tornou-se parte integrante da mitologia natalina anglo-saxônica. Outro texto de Dickens sobre a mesma temática é Os Carrilhões (1845), incluído neste volume. 

Ficha Técnica:
Escrito por: Charles Dickens 
ISBN:8572322922  
Formato:11,5x18 
Nº de Páginas:184

               "Pretendi, neste pequeno livro fantástico, evocar o fantasma duma idéia que não porá mal-humorados os meus leitores nem com eles próprios, nem uns com os outros, nem com a estação do ano, nem comigo. Que ela possa assombrar as suas casas agradavelmente e que ninguém deseje expulsá-la de lá.
                                     Seu fiel servidor e amigo
                                                                             C.D"

Nesta bela fábula natalina, Charles Dickens nos apresenta Ebenezer Srooge, um homem extremamente avarento e taciturno, que só se preocupa em ganhar dinheiro e não mantém relação afetiva com pessoa alguma. Consequentemente, ele detesta o natal, acha tudo uma grande tolice (termo que ele usa diversas vezes no livro) e não entende como pessoas tão pobres podem gostar tanto deste feriado.
  Nossa história começa precisamente na véspera desta data tão desprezada por Scrooge e tão esperada pela maioria das pessoas. Nesta noite ele recebe a visita de seu falecido sócio, Marley, que o alerta sobre o arrependimento que o espera se ele continuar levando a vida desta maneira. Ele também o avisa que irá receber a visita de outras três entidades, o espírito do natal passado, o do presente e o do futuro. Isso de fato acontece para o espanto de Scrooge que não será mais o mesmo depois desta noite, que o proporcionará uma preciosa aprendizagem e muitas mudanças em suas atitudes. 


 (Scrooge recebe a visita de Marley)

Toda essa viagem pelo passado, futuro e presente me fez refletir bastante, eu relacionava tudo a minha própria vida e viajava junto com o personagem. É muito interessante notar a mudança na personalidade de Srooge no decorrer de sua vida, como foi deixando de dar atenção a coisas que antes eram de muita importância para ele. Essa idéia de tornar o personagem o telespectador de sua própria vida foi fantástica, já pensou como seria se pudéssemos assistir a nós mesmos fazendo as mais diversas burradas? 





                "-A conduta de um homem pode fazer prever o seu fim - disse Srooge -, mas se ele muda de vida, também o seu fim não será modificado?"



 (Srooge recebe a visita do sinistro espírito do futuro)

Adorei a narrativa de Dickens neste conto, ele cria um diálogo e uma intimidade com o leitor de uma maneira muito bacana. Além de tudo acontecer de uma maneira bem ágil e muito bem-humorada. Acredito que todos devem ler esta obra, principalmente nesta época do ano, quando fazemos tantos planos para o futuro. É uma ótima oportunidade para refletirmos sobre nossas atitudes e sobre o rumo que estamos dando às nossas próprias vidas.


 

“Cântico de Natal” é um grande clássico da literatura universal. Já foi adaptado para o cinema, desenhos, musicais e até óperas diversas vezes. O único que conferia até agora foi “Os Fantasmas de Scrooge” uma animação estrelada por Jim Carrey, ficou bem fiel ao livro (na medida do possível) e muito engraçado. Recomendo muito, mas leiam o livro primeiro!







13 comentários:

Fernanda Carvalho disse...

Eu acho essa estória linda!!
Já vi várias vezes o filme, na maioria em desenho. Quero ver essa adaptação com o Jim Carrey, deve ser muito boa.
Mas eu nunca li o livro. Deve ser fantástico, principalmente pra ler nessa época natalina ;)

Tomara que eu dê sorte na promoção!
Participando ^.^

Lua disse...

Depois dessa resenha fiquei com muita vontade de ler o livro! Estou participando da promoção e talvez eu alugue o filme ;) XO

Equipe TriBooks disse...

Olá :D Sempre tive vontade de ler este livro, mas nunca deu certo. Eu amo histórias de natal, são lindas!! A resenha ficou otima, gostei muito.

Beijos e boa semana

Paula

http://tribooks.blogspot.com

@Tri_Books

Andressa Leite disse...

Já assisti diversas adaptações desse livro, inclusive o com o Jim Carrey, que é bem engraçado mesmo. Sempre tive vontade de ler algum livro de Charles Dickens, pois há muito venho ouvindo falarem bem dele.

Suzana Sabino disse...

Olá!
Adoro contos com tem natalino e sempre quis ler alguma obra de Charles Dickens. :)
Não sabia que Os Fantasmas de Scrooge era uma adaptação desse conto dele.
Fiquei mais curiosa ainda para assistir. depois de ler o livro, é claro. ^^
Beijos.

mila disse...

Oi Deia, adorei sua resenha, e estou doida para ganhar esta promocão....
beijosss
http://dailyofbooks.blogspot.com/

Filósofo das ruas disse...

Esta resenha é tão fabulosa que me fez chegar ao paraíso em palavras... quero ganhar!

Ana Praxedes disse...

E um dos livros que quero ler faz tempo e não consigo.Se Charles Dickens escrever como em seus outros livros, tenho certeza que sera encantador e aprisionante ler-lo. Quero muito ganhar!

Pedro_Almada disse...

Com certeza estou dentro dessa promo xD
Dickens é o cara, e essa história é um clássico, tanto que serviu de inspiração para curtas animados da disney, filmes de hollywood... Uma lenda, esse sujeito xD

Ótima resenha! Vou ver se ganho esse livro por aqui xD


grande abraço!

Pedro Almada
@Pedro_Almada
http://inspirados-oandarilhodotempo.blogspot.com/

Júlia disse...

eu adoro a época do natal, sempre escutei histórias da minha familia e tudo mais
já ouvi falar sobre Dickens, mas nunca tive a oportunidade de ler!
Agora quero ganhar haha

Lilian Britto disse...

Olá, tudo bem? Eu já assisti ao filme, o mesmo que vc, a algum tempo atrás e achei a história muito bonita. Se vc me diz que o filme é bem fiel ao livro, com certeza eu gostarei de lê-lo ^^
Adoro essa época natalina, os filmes e os livros que falam a respeito ;)
Ótima resenha, beijos =*

@morenalilica

Walking in Bookland disse...

Olá!!!

Esse livro é bem legal, já o li em inglês, qdo fui au pair no States. Nunca tinha visto ele por aqui!
Gostei da sua resenha!!!

Beijos, Ká!!!

Chef Y. disse...

Eu adoro Os Fantasmas de Scrooge, não sabia que era baseado em um livro.

Espero ganhar!

funhousesa.blogspot.com

Postar um comentário

Blog contents © Nowhere Girl 2010. Blogger Theme by Nymphont.