Assassinato no Expresso do Oriente/ O Natal de Poirot/ Cai o Pano

sexta-feira, 5 de agosto de 2011


  

Passei a me interessar por romances policiais quando li “O cão dos Baskervilles” de Arthur Conan Doyle (para quem não conhece é o criador de Sherlock Holmes) depois li do mesmo autor “Um Estudo em Vermelho” e nunca mais havia lido nada do gênero, apesar de ter adorado os dois livros. Quando, a mais ou menos um mês, comprei uma coleção com três livros da Agatha Christie, na verdade eu nem estava com muita vontade de ler, mas como estava muito barato resolvi comprar.
Li primeiro “O Natal de Poirot”, passado algum tempo li “Cai o Pano”, depois li outras coisas e hoje terminei de ler “Assassinato no Expresso do Oriente”. Falarei um pouco sobre este último por ser considerado uma de suas obras primas, depois irei expor minha opinião sobre os três livros de maneira geral.


Por causa de uma nevasca o luxuoso Expresso do Oriente é impedido de prosseguir em sua viagem. Na mesma noite em que isso ocorre, um dos passageiros é assassinado a doze facadas. O detetive belga Hercule Poirot, que também estava viajando no trem (nossa que coincidência ¬¬), é chamado para tentar resolver o caso. Como todos estão totalmente impossibilitados de se comunicar com o exterior do trem, o detetive terá de usar apenas o seu intelecto para solucionar o crime.

Um dos pontos negativos dos três livros é que as passagens interessantes estão só no final da história. É a mesma coisa em todos eles: o crime acontece, o detetive é chamado, vários interrogatórios e interpretações são feitas e só no final é que vai ter alguma emoção. Nos livros do Sherlock Holmes, já no começo ele vai fazendo as análises e deduções sobre os outros personagens e você fica de boca aberta diante de tanta inteligência, por exemplo, só de ver uma pessoa ele já sabe de onde ela veio se é casada etc. Além de ele ser engraçado, extremamente erudito, estranho, complicado, enfim, muito mais interessante que o sem graça Hercule Poirot.
 Acho que já deu pra perceber que eu não virei fã da Agatha Christie né? Mas mesmo tendo falado tudo isso, acho que se você gosta de romances policiais até vale a pena ler por ser uma leitura muito rápida, os dois primeiros livros eu li cada um em um dia, o “Assassinato no Expresso do Oriente” eu demorei um pouquinho mais.
  Agora se alguém um dia me perguntar qual dos três é o melhor, eu não vou saber responder. Na minha opinião, eles são iguais uns aos outros, a maneira como ela descreve os personagens, da impressão que são as mesmas pessoas em todos os livros.

 O que resultou de tudo isto é que eu estou louca pra ler Sherlock Holmes, e esta é a minha indicação de hoje!

8 comentários:

Josinha disse...

Nossa, adorei seu blog, super lindo.

Passa no meu > http://www-seliganadica.blogspot.com/

sonhosentrepontinhos disse...

Adorei o blog querida!
Primeira vez que o visito ;D
Owt *-* Ágatha Christie, que perfeita cara! rs
Beijos, Mila ♥

@Camilla_Leitte
http://sonhosentrepontinhos.wordpress.com

disse...

Que gracinha teu blog!! gostei! obrigada pela visita... to seguindo vc também... :)

Fernanda Almeida. disse...

Oi flor adorei seu blog :D, estou seguindo, se puder segue o meu, Beijos
http://fluxosdaimaginacao.blogspot.com/

Dudd Mart disse...

É muito bom esse livro. Foi o segundo de Agatha que eu li. Simplesmente perfeito. \o/ Visita lá meu blog ^^

vaidadeincomum disse...

O design do seu blog é perfeito, amei! Adoro os livros da Agatha Christie, vou procurar esse.

Fiz meu blog recentemente e gostaria que desse uma olhada e me diga o que achou. Elogios e -principalmente- críticas são sempre bem vindas e me ajudam a melhorar o blog!
http://vaidadeincomum.wordpress.com/

Davi Drummond disse...

sherlock holmes é tudo =))

www.foiporquerer.blogspot.com

Rejane Bruck disse...

Li as três histórias e são todas muito boas! Muito interessante o teu blog, parabéns!

Estou seguindo! Segue o meu blog também?

http://rejanebruck.blogspot.com
Beijo!

Postar um comentário

Blog contents © Nowhere Girl 2010. Blogger Theme by Nymphont.